Descobertas novas jazidas de petróleo

A Petrobras encaminhou anteontem à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) declaração de potencial de comércio em mais três novos campos de exploração de petróleo e gás. São eles os campos de Uruguá e Tambaú, na bacia de Santos, e Canapu, na bacia marítima do Espírito Santo, todos operados com exclusividade pela estatal, que possui 100% da concessão.

Com isso sobe para cinco as declarações de comercialidade de campos de óleo e gás efetivadas pela Petrobras em 2005. As outras duas foram o campo gigante de Papa-Terra, na bacia de Campos (RJ), e Inhambu, na bacia terrestre do Espírito Santo.

Bacia

Pouco mais de 30 anos depois de descoberta, as reservas de petróleo da Bacia de Campos, situada no litoral do Rio de Janeiro, parecem inesgotáveis. Para alguns especialistas, a descoberta de uma nova acumulação de petróleo no campo gigante de Marlim Leste, em Campos, pode confirmar o que alguns técnicos previam anos atrás sobre a possibilidade da existência de uma nova Bacia de Campos, abaixo da atual.

Isso porque, na realidade, a descoberta anunciada esta semana não representa apenas o aumento das reservas já existentes nesse campo, mas sim uma nova área, por estar localizada em camadas geológicas mais profundas do que as conhecidas, abrindo uma nova fronteira exploratória na Bacia de Campos.

Os geólogos da Petrobras, sempre cautelosos, apesar de ainda não terem definido o volume de reservas recuperáveis, acreditam que a descoberta inaugura um novo modelo exploratório, que poderá resultar em outras descobertas de óleo mais leve e de melhor qualidade do que o existente em Marlim Leste.

O poço descobridor está localizado a 188 quilômetros de Macaé e encontrou uma camada de 300 metros de óleo leve considerado de boa qualidade de 28 graus API (medida internacional do tipo de petróleo). A acumulação foi encontrada a 4.200 metros de profunidade, bem abaixo dos campos já descobertos em Campos, que na média estão a 3 mil metros de profunidade.

Para completar as boas notícias em relação a Campos, a Petrobras anunciou, também esta semana, a descoberta de um novo campo gigante, o de Papa-Terra com reservas que podem chegar a 1 bilhão de barris, quase 10% das reservas atuais do País.

Além da importância da descoberta em relação ao aumento das reservas, a novidade, segundo os técnicos da Petrobras, representa uma nova fronteira exploratória porque é o primeiro campo gigante descoberto no sul da Bacia de Campos. Os campos gigantes atuais como o de Marlim, Marlim Leste e Albacora estão na área norte. 

Voltar ao topo