Demanda de empresas por crédito cai 6,7% no trimestre

A demanda das empresas por crédito caiu 6,6% no País em março ante o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Serasa Experian divulgados hoje. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o recuo foi de 6,7% ante igual período de 2008. Na comparação com fevereiro, a procura das pessoas jurídicas por financiamento cresceu 5,8% em março, movimento explicado pela Serasa pelo menor número de dias úteis em fevereiro.

As micro e pequenas empresas foram as que mais sofreram redução na demanda por crédito, segundo a pesquisa. Nos três primeiros meses de 2009, a procura por crédito das empresas deste porte diminuiu 6,9% em relação a igual período de 2008. Já as médias empresas tiveram baixa de 3,5% e as grandes, de 0,9%, na mesma base de comparação.

Na comparação anual, a queda da demanda por crédito registrou aceleração entre fevereiro e março. As micro e pequenas empresas tiveram queda de 4,5% em fevereiro e de 6,8% em março; enquanto o recuo das médias empresas passou de 3% em fevereiro para 3,9% em março; e o das grandes empresas foi de 0,7% em fevereiro para 0,9% em março.

Setores e regiões

A indústria foi o setor econômico que apresentou a maior diminuição na procura por financiamento, de 10,1% em março ante igual mês de 2008. Já o comércio teve queda de 8,1% e o setor de serviços, de 3,5%, na mesma base de comparação.

No acumulado do primeiro trimestre de 2009, o resultado foi semelhante: a indústria teve recuo de 7% na comparação com o mesmo período de 2008; crédito teve baixa de 7% e serviços, de 6,4%.

Segundo o levantamento, a maior queda na demanda das empresas por crédito foi localizada na região Sul, com retração de 8,8% no primeiro trimestre deste ano ante os três primeiros meses do ano passado. Em seguida, ficaram as regiões Centro-Oeste, com diminuição de 8,3%, e Sudeste, com baixa de 7%. Já as regiões Norte e Nordeste tiveram recuos menores, de 1,9% e 3%, respectivamente.

Voltar ao topo