SERASA

Demanda das empresas por crédito recua 5,1%

A quantidade de empresas que procurou crédito em abril caiu 5,1% em relação a março. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 5,3%, de acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian.

O resultado, segundo a Serasa, demonstra que a demanda das empresas por crédito começou o segundo trimestre do ano em declínio. O crescimento acumulado em 2011 passou de uma alta de 1,6% em março para -0,2% em abril. As sucessivas elevações da taxa básica de juros, resultando no encarecimento do custo do crédito, e as perspectivas de desaceleração do ritmo de crescimento econômico estão levando as empresas a ajustar suas demandas por crédito, observam os economistas da Serasa.

O recuo da demanda por crédito em abril foi determinado pelas micro e pequenas empresas, com redução de 5,6% na procura, tanto na comparação com o mês de março quanto em relação ao mês de abril do ano passado. Como as micro e pequenas empresas têm acesso a recursos via rede bancária doméstica, os juros mais elevados tendem a produzir impactos mais significativos sobre a procura desse segmento, reforçam os economistas.

Já entre as médias e as grandes empresas, a procura por crédito registrou expansão em abril deste ano (2,2% e 4,1%, respectivamente). Todas as regiões geográficas do País registraram recuo na demanda das empresas por crédito no primeiro mês do segundo trimestre. A maior delas ocorreu na Região Centro-Oeste (queda de 8,6%) seguida pela Região Norte (recuo de 7,6%). A menor queda ocorreu na Região Nordeste, onde a procura por crédito recuou 3,3% no mês passado.