Déficit comercial de bens do Reino Unido cai para 10,6 bi de libras em novembro

O déficit comercial de bens do Reino Unido recuou para 10,6 bilhões de libras (US$ 15,5 bilhões) em novembro, de 11,2 bilhões de libras no mês anterior. A queda no déficit foi motivada em parte pelo recuo nos preços do petróleo, que reduziu o custo das importações da commodity pelo país.

O preço do petróleo caiu 13% no mês de novembro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. O volume do petróleo importado, por sua vez, diminuiu 2%. As exportações também recuaram no mês, em queda de 1,3% em novembro ante outubro.

Os formuladores da política britânica têm há anos buscado reequilibrar a economia do país, com um foco em comércio e investimentos e para dar menos peso aos gastos dos consumidores. Os progressos nesse sentido, porém, têm sido lentos. Os esforços para impulsionar as exportações são afetados por uma economia global irregular e especialmente pela fraqueza na vizinha zona do euro, maior mercado para bens e serviços do Reino Unido.

O déficit comercial do país com a União Europeia aumentou para o recorde de 8,2 bilhões de euros, impulsionado por um salto nas importações de carros, segundo o ONS. O déficit com países de fora da UE diminuiu.

Incluindo o setor de serviços, o déficit comercial do Reino Unido diminuiu em novembro para 3,2 bilhões de euros, na comparação com os 3,5 bilhões de euros registrados em outubro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo