Decisão de criar fundo soberano já está tomada por Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (29), antes de embarcar de El Salvador para o Brasil, que já tomou a decisão de criar o fundo soberano, porque ele é "muito importante" por cumprir duas finalidades extraordinárias: "uma, que você tem uma reserva e outra, você tira dinheiro que poderia gastar no custeio e, num primeiro momento, pode até servir de superávit primário".

Segundo o presidente, a decisão de criar o Fundo Soberano do Brasil (FSB) "é um sinal de que não brincaremos com a política fiscal porque nós não queremos retrocesso na economia brasileira e muito menos queremos que a inflação volte porque nós já sabemos como é essa música porque já vivemos muito tempo".

Lula disse ainda que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deveria ter anunciado a criação do fundo, na última quinta-feira, o que não ocorreu. Mantega disse que falaria sobre Fundo Soberano do Brasil, mas evitou dar maiores detalhes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.