A falta de disposição em sair de casa todos os dias para se exercitar ou a agenda lotada não podem mais ser usadas como desculpas para quem tem aversão a frequentar uma academia. Pelo menos é o que defende um novo empreendimento curitibano que, de olho nos sedentários, quer levar para dentro da sala dos clientes sessões de treinamento ao vivo.

continua após a publicidade

Lançada há pouco mais de três meses pelos sócios Rafael Scorsin e Charles Frederik Kuhnen, a Home Fitness é uma espécie de academia online que transmite, pela internet, aulas de treinamento funcional, sem a necessidade de aparelhos ou acessórios. Em uma pequena sala alugada em um prédio comercial no Bairro Boqueirão, uma câmera mostra em tempo real os movimentos e orientações de uma profissional de Educação Física – a sessão é transmitida então para o computador dos alunos.

As aulas ocorrem em horários específicos, de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas. São oito modalidades: zumba fitness, home fight, home mix, home local, home total, pilates, ritmos e super relax.

O principal diferencial, destaca Scorsin, é a possibilidade do aluno acompanhar às aulas sem sair de casa, nos horários que achar mais conveniente. Além disso, se optar pelo plano mais abrangente, de R$ 49,90 por mês, o professor da Home Fitness pode acompanhar ao vivo o desempenho de quem está se exercitando, por meio da webcam do aluno, e sugerir adequações e dar dicas. O plano básico, que já garante o acesso a toda a grade de aulas, sai por R$ 29,90 por mês.

continua após a publicidade

Investimento

A ideia de criar a academia online surgiu de uma necessidade do próprio Scorsin, que, em meio a viagens a trabalho constantes, acabou se tornando um sedentário típico e a ter problemas de saúde. Ele, que trabalhava em uma empresa como gerente de Tecnologia da Informação (TI), procurou opções de aulas pela internet e não encontrou. Viu na ausência de referências uma oportunidade e chamou Kuhnnen, amigo de longa data que é professor de Educação Física, para discutir maneiras de viabilizar a empreitada.

continua após a publicidade

“Para nós, foi uma grande aposta. Investi todo o dinheiro que consegui juntar nos últimos anos e hoje me dedico 100% ao site”, relata Scorsin. O investimento na empresa, até o momento, gira em torno de R$ 400 mil. A estrutura ainda é pequena: no total, a Home Fitness emprega 12 pessoas, sendo duas professoras de Educação Física. As aulas são transmitidas em uma pequena sala com as paredes forradas por um fundo verde, o que permite modificar digitalmente a imagem e “transformar” o ambiente em um espaço amplo, simulando o salão de uma academia de verdade.

Segundo os sócios, há cerca de 100 alunos cadastrados, de vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e até Acre. A grande maioria dos clientes são mulheres, por conta das modalidades oferecidas.

A intenção da empresa é diversificar a fonte de receita além das mensalidades, passando a divulgar anúncios publicitários no site e até lançando uma marca própria de produtos de fitness para serem adquiridos pela internet.

Expansão

Scorsin e Kuhnen planejam agora diversificar as aulas, incluindo novas modalidades para buscar o público masculino e criando níveis diferenciados conforme o desempenho e histórico dos alunos. A curto prazo, já é certa a contratação de duas novas professoras até o fim do mês.

A intenção também é, em breve, passar a disponibilizar vídeos que possam ser acessados a qualquer momento, permitindo que o aluno encare as aulas no horário que julgar mais adequado. Além disso, a empresa já faz planos mais ambiciosos de buscar clientes fora do país, modificando o site e lançando aulas em outros idiomas. Também já está no radar a criação de uma revista online, específica sobre o mercado de fitness e saúde.