Darci Piana eleito para a presidência Fecomércio

O empresário Darci Piana é o novo presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Em eleição realizada ontem na sede da entidade, no centro da capital, ele recebeu 29 dos 54 votos válidos de presidentes de sindicatos do comércio de todo o Estado do Paraná. A chapa de oposição, liderada pelo empresário de Guarapuava Abrão José Melhem, ficou com 25 votos. Um voto foi anulado.

“Vamos dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo atual presidente da Fecomércio, Rubens Brustolin, e acrescentar novas idéias”, disse o presidente eleito. Segundo Piana, uma das metas é criar cooperativas de crédito, que barateariam os juros no comércio. “Hoje o comércio é o único sacrificado no País. A exportação é subsidiada, assim como a agricultura. Já o comércio, setor que emprega o maior número de funcionários no País, paga juros totais e mais caros”, reclamou. De acordo com o presidente eleito, a idéia é que sindicatos maiores abram cooperativas para que os menores se associem.

Nesse sentido, o primeiro passo já foi dado. O Sindicato do Comércio de Peças e Veículos do Paraná (Sindipeças), então presidido por Darci Piana, conseguiu aval do Banco Central para abrir uma cooperativa de crédito. A expectativa, de acordo com Piana, é que o funcionamento comece dentro de 90 dias. “Quem sabe nesse período de três anos frente à federação a gente consiga estabelecer as cooperativas em nível estadual”, comentou. “Da forma como se encontra o País, o jeito é criar alternativas para fazer aumentar a margem de lucro.”

A nova diretoria vai trabalhar ainda pela integração entre todos os sindicatos e empresários do Paraná, maior participação, comunicação, representatividade, democratização, dinamismo, serviços e responsabilidade social. “São os oito pontos fundamentais no meu programa de trabalho”, resumiu Piana.

Sesc em Foz

Segundo o novo presidente, há muito trabalho pela frente, como o início da construção da unidade do Sesc em Foz do Iguaçu, um sonho antigo da Federação do Comércio do Paraná, e que está se concretizando graças a uma parceria com o município e com o governo do Estado. Rubens Brustolin se disse satisfeito com o resultado da eleição. “O nosso candidato venceu porque tinha propostas para a federação e vai realizá-las”, acentuou. A posse da nova diretoria, que permanecerá à frente da Fecomércio no triênio 2004/2007, será no dia 24 de junho.

Voltar ao topo