Danos da crise de crédito serão duradouros

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, defendeu hoje a inovação financeira, mas disse que a crise atual prova que os formuladores de política precisam assegurar que os novos produtos financeiros complexos sejam transparentes o suficiente para permitir que os consumidores tomem decisões razoáveis. Ele acrescentou que o recente estouro da bolha de crédito provavelmente terá efeitos duradouros em termos de perda de riqueza e moradias e históricos de crédito manchados.

“A regulação não deve impedir a inovação, e sim assegurar que as inovações sejam suficientemente transparentes e compreensíveis para permitir que a escolha do consumidor conduza bons resultados de mercado”, disse Bernanke em comentários preparados para leitura em um fórum de relações comunitárias, em Washington.

“Precisamos ter cuidado com a complexidade, cujo principal efeito é tornar o produto ou serviço mais difícil de ser compreendido pela audiência desejada.”

O discurso de Bernanke teve como foco proteções ao consumidor e não mencionou perspectivas econômicas.

O presidente do Fed disse que a crise atual mostra que a inovação financeira “pode ter efeito indesejado”. Contudo, ainda que ela seja prejudicial se implementada inapropriadamente, também impulsionou o acesso ao crédito, reduziu custos e ajudou comunidades de todos os níveis de renda, afirmou Bernanke. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.