Dados ruins do INA fazem Fiesp rebaixar projeções 2012

Os resultados ruins do Indicador de Nível de Atividade (INA) de abril, divulgados nesta terça-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), levaram a entidade a fazer um rebaixamento geral das projeções para o desempenho da economia neste ano.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos, Paulo Francini, o INA deve terminar 2012 no terreno negativo, ante estabilidade projetada anteriormente.

Para a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fiesp prevê agora recuo de 2,2% no encerramento do ano, ante previsão anterior de 0%. Francini também avisou que o prognóstico da Fiesp para o Produto Interno Bruto será revisado para baixo, mas o anúncio sairá em junho. Atualmente, a projeção para o PIB é de 2,6%.

“Nossa projeção está baseada no desempenho da indústria e, infelizmente, nosso pessimismo estava correto”, afirmou Francini, em entrevista à imprensa, ao lembrar que as projeções da Fiesp sempre estiveram abaixo do que o governo e o mercado sinalizavam para a economia neste ano.

Segundo ele, levando em conta o chamado carregamento estatístico, para que o INA de 2012 fechasse o ano em zero, seria necessário um crescimento mensal de 1,3% até dezembro. “Mas nunca conseguimos esse desempenho”, descartou.

Francini, porém, vê uma melhora do cenário no segundo semestre por conta da valorização do dólar, tendência de redução da taxa Selic e diminuição dos spreads bancários. “Precisamos de algum tempo para observar os efeitos desses fatores no desempenho da indústria, mas posso dizer que no segundo semestre teremos um crescimento lento, mas vigoroso.”

O diretor da Fiesp avaliou que as recentes medidas do governo de incentivo ao consumo e ao crédito não têm o mesmo efeito de quatro anos atrás, auge da crise financeira internacional. “O governo está querendo encontrar o caminho do crescimento, mas a economia tem resistido em sair desse estado de aquietação.”

Revisão mensal

A Fiesp também revisou o INA relativo a março. A queda do INA de março, ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, foi revisada de 0,5% para 0,4%. O indicador sem ajuste foi mantido em alta de 10%.