CVM: Itaú e Banco do Brasil lideram reclamações

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou hoje ranking com os dez grupos que mais foram alvo de queixas de investidores no segundo semestre do ano passado. De acordo com o órgão regulador do mercado de capitais, os conglomerados Itaú Unibanco e Banco do Brasil empataram na liderança, respondendo por 5,91% denúncias. Em seguida vieram as empresas do Bradesco, incluindo a corretora Ágora, com 5,73% das reclamações; Gradual CCTVM (4,62%); XP Investimentos (4,25%); conglomerado Santander (3,14%); Laep (1,85%); TOV CCTVM (1,66%); BM&FBovespa (1,29%); e Um Investimentos (1,29%).

No caso do Itaú Unibanco, o maior número de reclamações foi relativo à atividade de administração de carteiras. No caso do Banco do Brasil, de 32 intervenções, 15 tiveram problemas na distribuição ou intermediação de ofertas públicas ou de negociação de valores mobiliários em Bolsa, mesmo tipo de reclamação que predominou em relação ao Bradesco. No Santander houve empate entre reclamações sobre administração de carteiras e problemas na intermediação de ofertas e vendas de papéis.

Sem levar em conta a consolidação dos grupos, isto é, fazendo a abertura dos conglomerados por empresa, a Gradual assume o topo da lista com 4,62% das reclamações à CVM. Em segundo lugar fica a XP, seguida do BB Banco de Investimento e do Banco Bradesco S/A. Já o Itaú Unibanco S/A vem em quinto lugar e o Banco do Brasil S/A em sexto. Ágora, Banco Santander Brasil S/A, Laep Investments, Itaú Corretora e TOV CCTVM completam o ranking.