Custo da construção teve alta de 12,02% em 2002

Com o reajuste de 1,58% apresentado no mês de dezembro, o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) fechou 2002 com aumento acumulado de 12,02%. A exemplo de outros indicadores econômicos, o CUB-PR também apresentou aceleração em relação a 2001, ano em que o custo da construção registrou variação de 9,87%. A alta do CUB-PR foi puxada pelo reajuste nos preços dos materiais que tiveram aumento médio de 15,11%, enquanto os custos com a mão-de-obra e encargos sociais subiram em média 9,37% em 2002.

Os materiais tiveram reajustes significativos a partir do mês de setembro, explica o presidente do Sinduscon-PR, Ramon Andres Doria. “Com a alta do dólar houve uma escalada dos preços principalmente dos produtos considerados estratégicos e que têm peso significativo na composição dos custos do setor”, observa o empresário.

Segundo a pesquisa feita pelo Sinduscon-PR para o cálculo do CUB, o vidro 4 mm liderou a lista das maiores altas de preços no ano passado com reajuste médio de 44%.

No mês de dezembro, as altas de preços foram muito acentuadas e ainda não há sinais de desaceleração nos reajustes, lembra o presidente do Sinduscon-PR.

O custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 632,19 o metro quadrado em dezembro.

Voltar ao topo