Custo da construção sobe para R$ 964,60 em São Paulo

O custo unitário básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo subiu para R$ 964,60 por metro quadrado no mês de abril, valor que representa leve alta, de 0,14%, sobre março. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo Sinduscon-SP), que calcula o indicador em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos da construção civil para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Em abril, os custos das construtoras com materiais de construção subiram 0,33% em comparação a março. Já os custos com mão-de-obra e os salários dos engenheiros apresentaram estabilidade em relação ao mês anterior. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,14% do CUB. No acumulado de 2012, o CUB registra alta de 0,99%. Nos últimos 12 meses encerrados em abril, a variação é de 6,11%.

Cinco dos 41 insumos da construção pesquisados aumentaram acima do IGP-M do mês, que subiu 0,85%. Entre os que tiveram os maiores reajustes em abril estão a massa pronta para reboco externo com impermeabilizante (alta de 3,85%) e o bloco cerâmico para alvenaria de vedação 9x19x19cm (1,61%).