Curitiba terá nove feriados em dias úteis este ano

Não faltará oportunidade em 2010 para descansar durante o ano. Isto porque serão nove feriados em dias úteis. Em alguns deles será possível emendar e aproveitar mais o feriadão.

Juntando com os finais de semana, 2010 terá 130 dias “parados” e 235 dias para a produção. No entanto, a grande quantidade de feriados não significa um prejuízo para a economia.

Segundo Carlos Magno, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e diretor do curso de Economia da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), as empresas adotam algumas medidas para compensar os feriados: aumentar o pagamento de horas extras e criar turnos de trabalho diferenciados. Isto, inclusive, pode favorecer à contratação de pessoal. “Ainda mais com 2010 prometendo ser um ano positivo”, comenta.

O coordenador do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Maurílio Schmitt, afirma que não existe uma forma de calcular possíveis prejuízos por conta dos feriados. Ele ressalta que existe uma flexibilização dentro nas empresas por causa dos recessos.

“Se o número de feriados fosse algo que influenciasse, o PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado teria aumentado porque teve menos feriado e isto não aconteceu”, afirma.

De acordo com ele, para os feriados, as indústrias fazem uma programação de produção considerando estas características e ajustando conforme a demanda. O economista Sandro Silva, da regional Paraná do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), lembra que o feriado desloca o padrão de consumo para o turismo, restaurantes, hotéis, cinemas e shoppings. Isto continua gerando impacto na economia.

Carlos Magno ressalta que o dinheiro acaba circulando na economia, apenas com uma transferência de segmentos. “Há críticas quanto a isso e até um projeto de lei que muda para segunda ou sexta-feira um feriado que ocorra no meio de semana. Mas a economia continua circulando”, declara.

A partir de agora, em 2010, estão programados os feriados de Carnaval (terça-feira, dia 16 de fevereiro), Paixão de Cristo (sexta-feira, dia 02 de abril), Tiradentes (quarta-feira, dia 21 de abril), Dia do Trabalho (sábado, 1.º de maio), Corpus Christi (quinta-feira, dia 03 de junho), Independência do Brasil (terça-feira, 07 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (terça-feira, 12 de outubro), Finados (terça-feira, 02 de novembro), Proclamação da República (segunda-feira, 15 de novembro) e Natal (sábado, 25 de dezembro). Quem mora em Curitiba ainda tem o feriado da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8 de setembro, uma quarta-feira.