O Mutirão do Emprego Temporário de 2010 registrou aumento de 80%, em relação ao ano passado, no número de contratações efetivadas durante os dois dias do evento.

continua após a publicidade

Em 2009, dos 78 mil interessados, 1.333 saíram empregados. No mutirão deste ano nos dias 15 e 16 deste mês. Foram registrados 30.207 atendimentos e 2.388 contratações. O mutirão ofereceu 8.700 vagas, com salários entre R$ 600 e R$ 8 mil.

O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, considera o resultado surpreendente, já que a expectativa das próprias empresas participantes era que a maioria das vagas fosse preenchida até o final do mês que vem.

“Foi uma grande vitória o preenchimento de tantas vagas já na feira. Não era esse o objetivo principal, mas ficamos muito satisfeitos. Quando o número de interessados no mutirão diminui, percebemos que há menos desempregados”, diz.

continua após a publicidade

Esta análise tem sustentação nos números do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Entre agosto de 2009 e agosto deste ano, o desemprego na Região Metropolitana de Curitiba teve variação negativa de 1,2%.

Ofertas de emprego

Mesmo depois do encerramento, o mutirão continua dando resultado. Empresas que não participaram se interessaram e novas vagas de empregos temporários foram cadastradas.

continua após a publicidade

Hoje, quase oito mil oportunidades estão à disposição dos interessados nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nas Ruas da Cidadania. “Com estes empregos temporários, pelo menos as pessoas terão qualificação de três a seis meses que ajudará a conseguirem ocupação mais estável no futuro”, afirma o secretário.