Curitiba sedia evento do Mercosul

A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul no Congresso Nacional e o Governo do Estado do Paraná, com apoio do Cepri Centro de Relações Internacionais do Paraná, estão organizando o seminário Aspectos Políticos e Institucionais do Processo de Integração do Mercosul, que acontecerá no Museu Oscar Niemeyer nos dias 11 e 12 de agosto, trazendo a Curitiba representantes de todas as assembléias legislativas brasileiras.

Segundo o coordenador do Mercosul na Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná, Santiago Gallo, o evento discutirá temas relevantes para o desenvolvimento dos futuros acordos do Mercosul, como a integração regional, o papel do Legislativo e suas experiências neste processo.

Para o presidente pro tempore do Mercosul e autor do projeto do seminário, o deputado paranaense Dr. Rosinha, o evento representa importante canal para que as assembléias legislativas possam refletir sobre seu relevante papel no fortalecimento do Mercosul, essencial no esforço de integração regional dentro de cada país-membro do bloco.

“A maior importância do evento é sua contribuição para o constante aprimoramento, ampliação e consolidação do bloco, o que certamente propiciará a conquista de novos mercados, com a criação de mais empregos para as populações, gerando mais renda e capitais”, afirma o parlamentar.

Além de questões pertinentes ao comércio intra e extrazona, também serão abordados a estrutura institucional do Mercosul, o aspecto político e as negociações com outros blocos econômicos.

A iniciativa faz parte de uma série de programas que serão realizados pela Representação Brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul do Congresso Nacional no segundo semestre de 2004, visando a integração regional e o papel de cada país-membro na promoção interna para uma integração macro entre todos os países sul-americanos.

A participação será aberta a todos os interessados da sociedade civil paranaense, que poderão fazer sua inscrição pelo e-mail: cpcm@camara.gov.br ou pelos telefones (61) 216-6873, 216-6874 ou pelo fax: (61) 216-6880.

Voltar ao topo