Curitiba pode “exportar” o Linhão do Emprego

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eleazar de Carvalho Filho, disse ontem em Curitiba que o Linhão do Emprego é o exemplo de programa que deve ser implantado em outros municípios do Brasil. “Curitiba precisa exportar o que tem de bom aqui, e o Linhão é o exemplo do que pode dar certo não somente na integração de vários esforços de governo mas também a visão completa dos projetos implantados, que vão da estruturação e transformação urbana até o empreendedorismo e a intervenção nos setores mais críticos”, afirmou Carvalho.

A afirmação do presidente do BNDES foi feita durante vistoria da diretoria do banco às obras e ao andamento dos trabalhos dentro do Linhão do Emprego – considerado o maior programa de incentivo à geração de emprego e renda implantado em Curitiba desde a criação da Cidade Industrial, em 1973.

O banco assinou convênio com a Prefeitura de Curitiba no início de 1998 para o financiamento das obras do Linhão. Foram R$ 35 milhões financiados pelo BNDES e outros R$ 65 milhões provenientes dos cofres do município para consolidar o projeto.

“Curitiba já é um modelo, e o BNDES vem apoiando a Prefeitura há quase 30 anos nesses projetos integrados. Sentimos muita alegria em ver como o recurso foi empregado, como o programa já evoluiu e como a condição de vida da população e dos trabalhadores já melhorou”, afirmou Carvalho Filho.

Para ele, o destaque está no fato de que o Linhão investe no potencial de cada trabalhador. “Não é só geração de emprego e renda, de novos postos de trabalho, mas toda a formação de capital, capacitação do pequeno empreendedor para que ele possa crescer, construir um patrimônio e, assim, também contribuir para o crescimento do país.”

O prefeito Cassio Taniguchi explicou que a integração de todos os setores na implantação do projeto foi o que deu ao Linhão o diferencial para que se tornasse não apenas um projeto de geração de emprego, mas também de desenvolvimento de toda a região.

“É um projeto multi-setorial integrado porque contempla todos os setores, desde o transporte, o sistema viário, o atendimento básico com unidades de saúde, escolas, creches, até a capacitação profissional, com os liceus, barracões, cursos de empreendedorismo. É um dos primeiros projetos com tamanha multiplicidade.”

Durante toda a manhã, a diretoria do BNDES e o prefeito percorreram regiões antes carentes de infra-estrutura e ocupadas desordenadamente, como o Sítio Cercado, hoje quase auto-suficientes.

Depois da construção da Avenida do Linhão, que se tornou a principal ligação do bairro com o restante da cidade e por onde passa o biarticulado Circular Sul (linha criada também dentro do programa Linhão do Emprego), o Sítio Cercado passou a contar com equipamentos de atendimento básico e capacitação profissional – unidade de saúde, escolas, creches, barracão empresarial, condomínio industrial, liceu de ofícios, centro de múltiplo uso.

A Avenida do Linhão passa por 18 bairros das regiões sudoeste, sul e leste da cidade, que representa o eixo de desenvolvimento, a espinha dorsal do programa. É a partir dela que o comércios, os serviços e as indústrias se instalam e se desenvolvem, gerando a transformação urbana da região. E é ao longo dela que a Prefeitura leva os equipamentos de infra-estrutura e atendimento básico, além dos cursos e incentivos para qualificação profissional.

Para os empresários que ingressaram nos Barracões Empresariais do programa, foi a oportunidade de sair do mercado informal e da produção de fundo de quintal. Foi a chance de valorizar seu produto, torná-lo competitivo dentro do mercado, conquistar um meio para comercialização e alavancar a produtividade em um espaço empresarial sem a necessidade de arcar com as despesas de um aluguel convencional.

Voltar ao topo