SEMINÁRIO

Curitiba garante medidas para condições dignas de trabalho

Curitiba se tornou, nesta segunda-feira (4), a primeira capital a aderir a agenda do trabalho decente. O 1º Seminário do Trabalho Decente de Curitiba teve como objetivo implementar ações que garantam condições de trabalhos dignas a sociedade. Na tarde de hoje, o prefeito Luciano Ducci assina o Protocolo de Agenda do Trabalho Decente.

De acordo com o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, a implantação do trabalho decente faz com que melhore as condições de trabalho trazendo igualdade, liberdade e segurança. “O índice de mortalidade na construção civil é alto, precisamos melhorar as condições de segurança”. Para Bracarense esta é a oportunidade de construir um diálogo social. “A valorização do trabalho é fundamental”.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli, ressalta que o trabalho decente faz com que a cidade se torne referência. “Curitiba inova mais uma vez”.

A diretora da Organização do Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Lais Abramo, fala que em 92 anos a instituição obteve resultados satisfatórios na diminuição de conflitos trabalhistas e parabenizou Curitiba pela importante decisão em aderir a agenda do trabalho decente. “A cidade sai na frente e tem todo apoio da OIT”.

O estado da Bahia já aderiu a agenda. O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, afirma que nos quatro anos de implementação das ações, eles já identificaram a transformação da realidade. “Trabalhamos em regiões especificas onde estão concentrados o maior índice de trabalho infantil e já temos um resultado positivo”, conta ele.

 A programação do seminário, que ocorreu na manhã desta segunda-feira no Salão de Atos do Parque Barigui, incluiu uma mesa redonda de discussão sobre as conferências municipais, estaduais e nacional de Trabalho Decente, experiências de implantação de agendas regionais de trabalho decente no Brasil, solenidade de lançamento da Agenda Curitiba e homenagem ao aniversário da OIT.