Levantamento HAYS

Curitiba é a cidade mais atrativa para se analisar proposta de emprego

O bom momento econômico e o aquecimento do mercado nacional estão mudando não somente a situação financeira dos brasileiros, mas também, suas perspectivas de mobilidade. Se antes a cidade de São Paulo, considerada o coração financeiro do País, era a terra das oportunidades, hoje os brasileiros enxergam em outras regiões boas perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional. Levantamento realizado pela HAYS Recruiting experts worldwide – consultoria especializada em recrutar profissionais de média e alta gerência – revelou que 82% dos brasileiros considerariam analisar uma proposta de trabalho para atuar na região Sul do País.

O levantamento foi feito com mais de 1,8 mil candidatos a vagas de trabalho de todo o Brasil. Curitiba foi apontada como a cidade mais atrativa para se analisar uma proposta de emprego, com 36% da preferência, seguida por Florianópolis (31%) e Porto Alegre (17%).

O pacote anual de remuneração e os benefícios oferecidos são os principais fatores a serem analisados em uma oferta de trabalho na região (77,5%). Qualidade de vida para o profissional e sua família vem em segundo lugar, com 69%. Desafio proposto e reputação da empresa contratante aparecem em terceiro e quarto lugares, com 64% e 54%, respectivamente.

Para a consolidação dos dados foram ouvidos candidatos a cargos de analistas, coordenadores, gerentes e diretores de projetos conduzidos pela HAYS. A maioria dos respondentes (75%) é do sexo masculino e tem entre 30 e 39 anos (46%) e 40 anos ou mais (37%). Os demais (17%) têm entre 20 e 29 anos. Dos que responderam, 56% vivem e trabalham em São Paulo (Grande São Paulo, Capital e Litoral).

Para Cesar Rego, gerente do escritório da HAYS em Curitiba, inaugurado este mês, o resultado reflete o destaque que a cidade vem ganhando no cenário econômico nacional. “Além da qualidade de vida, que sempre foi um dos pontos fortes de Curitiba, a região vem apresentando crescimento acelerado, consistente e sustentável nos últimos anos, com perspectivas sólidas de desenvolver-se ainda mais”, diz. “Os resultados nos mostraram que qualidade de vida não é tudo para atrair candidatos para a região. As empresas, neste sentido, têm um papel fundamental por meio da sua proposta de valor, reputação de mercado, do pacote de remuneração e benefícios, além dos desafios propostos aos profissionais”, ressalta.

Ainda de acordo com o executivo, entre os setores mais aquecidos na região figuram as áreas de vendas e marketing, engenharia e manufatura, além de contabilidade e finanças. “A HAYS já contratava profissionais para a região desde sua chegada ao País, em 2006. Agora, abrimos uma filial para atender à grande demanda de Curitiba e demais polos de desenvolvimento no Sul de forma mais próxima e personalizada”, afirma.

Com informações da HAYS.