CUB/PR subiu 3,12% no mês de julho

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) foi reajustado em 3,12% no mês de julho. O percentual é maior do que a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que foi de 1,31%. No ano, o reajuste acumulado do custo da construção é de 6,81%, percentual inferior ao IGP-M que atingiu 8,18% no período. Nos últimos doze meses, a variação do CUB-PR atinge 8,54% enquanto o IGP-M registra 11,51%.

A alta do CUB-PR reflete o aumento de custos e encargos sociais com a mão-de-obra da construção civil. A mão-de-obra aumentou, em média, 5,29% no mês de julho em relação ao mês anterior. “O Sinduscon-PR, sindicatos da capital e do interior assinaram em julho novos acordos coletivos, estabelecendo novos pisos e reajuste nos salários dos trabalhadores em índices próximos da inflação”, explica o presidente do Sinduscon-PR, Ramon Andres Doria.

Os preços dos materiais de construção foram reajustados, em média, em 0,50% no mês de julho. Nos sete meses do ano acumulam aumento, médio, de 4,39%. No mês de julho, as maiores altas de preços foram registradas no forro de gesso (7,14%); forração 4 mm (5,26%); vitrô basculante em alumínio (5%); aço CA-50 para concreto (3,85%); piso de cerâmica 7,5 x 15 cm (2,00%) e cimento port-land (1,76%). De acordo com a pesquisa do Sinduscon-PR, o fio de cobre já subiu 20% neste ano. O aço para concreto teve reajuste, médio, de 10,53% e produtos de PVC, 8,78%

O custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 778,55 o metro quadrado no mês de julho.

Voltar ao topo