CUB sobe 0,29% no mês de maio

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR foi reajustado em 0,29% no mês de maio, índice superior ao IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que apresentou deflação de 0,22% no mesmo período. Nos cinco meses do ano, o custo da construção apresenta variação acumulada de 1,66%. Nos últimos doze meses, a variação atinge 7,75%, percentual inferior ao IGP-M (9,08%). No mesmo período, os materiais apresentaram reajuste médio de 10,04% e a mão-de-obra 5,86%.

Os custos do setor foram pressionados no mês de maio pelos preços dos materiais que registraram aumento médio de 0,62% em relação ao mês anterior. Concorreram para esse aumento de preço cinco produtos: o aço CA-50 para concreto com 5,26% de reajuste; forro de gesso (4,38%); tubo de PVC para esgoto (4,19%); telha de fibrocimento (4,09%) e laminado de fórmica (1,25%). A maioria dos materiais pesquisados não teve aumento de preço no mês de maio.

Divulgado mensalmente pelos sindicatos da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado de acordo com a NBR 12.7821, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Elaborado de acordo com diversos projetos-padrão, o CUB determina o custo da obra para fins de cumprimento da lei de incorporações e tem fins exclusivamente comparativos à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de imóveis em construção e até mesmo como índice setorial, esclarece o presidente do Sinduscon-PR, Júlio Araújo Filho.

O custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 808,50 o metro quadrado no mês de maio. Neste valor não estão considerados diversos itens como o projeto, obras de fundação, elevadores, urbanização, impostos e taxas, remuneração do construtor, entre outros.

Voltar ao topo