De 2014 para cá, a indústria recorreu a várias medidas na tentativa de evitar cortes de pessoal. A maioria das empresas adotou, em algum momento, instrumentos como férias coletivas, banco de horas, suspensão de contratos de trabalho (layoff) e redução de jornada e salários. A partir do momento em que ficou claro que a crise não será revertida tão cedo, o setor começou a demitir.
Em 12 meses até outubro, a indústria cortou 557 mil postos de trabalho no país, o equivalente a 40% de todas as demissões. No Paraná, as fábricas dispensaram 43 mil pessoas no mesmo período, ou 63% das dispensas promovidas por todos os setores.
Boa parte das empresas cortou algumas dezenas de funcionários, mas em alguns casos a redução de pessoal chegou à casa das centenas. Confira seis demissões em massa promovidas no estado desde o fim de 2014:
CATERPILLAR
A empresa, que produz pás carregadeiras e escavadeiras em Campo Largo, demitiu mais de 200 pessoas a partir de agosto de 2014, segundo o Sindimovec, que representa os trabalhadores.
VOLVO
Em dezembro de 2014, a Volvo dispensou 206 funcionários na fábrica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que produz caminhões, chassis de ônibus, cabines, motores e caixas de câmbio. Em maio de 2015, a empresa fechou acordo com os trabalhadores para não demitir até o fim deste ano.
![]() |
CNH INDUSTRIAL
Em janeiro de 2015, a fabricante de máquinas agrícolas das marcas Case e New Holland demitiu 270 pessoas de sua fábrica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
![]() |
RENAULT
Cerca de 470 pessoas aderiram ao programa de demissões voluntárias (PDV) da montadora de carros utilitários de São José dos Pinhais, encerrado em fevereiro.
![]() |
METAPAR
Subsidiária da Bosch, a Metapar fechou as portas em setembro, deixando 145 pessoas sem emprego. A empresa produzia peças usinadas no bairro Pinheirinho, em Curitiba.
![]() |
ELECTROLUX
Com duas fábricas em Curitiba, a multinacional de origem sueca cortou 200 postos de trabalho entre março e abril e, na última terça-feira (1.º), demitiu mais 540.
![]() |







