Crise leva consumidor a pagar à vista, diz Associação Comercial do Paraná

A crise financeira internacional faz recuar as vendas a prazo e induz o consumidor a pagar as compras à vista, o que é um bom negócio para o comércio, na avaliação da Associação Comercial do Paraná. Segundo o vice-presidente de Serviços da entidade, Élcio Ribeiro, a previsão para este Natal é de aumento de 4% nas vendas a prazo, percentual menor do que o do passado, que foi recorde (13,3%).

“Mas a vantagem é que o consumidor terá o poder nas mãos. Com dinheiro, ele pode negociar com o empresário. O empresário, com recursos em caixa, pode negociar com o fornecedor. É o efeito cascata, que beneficia toda a cadeia e que pode resultar num dos melhores natais para o comércio.”

De acordo com Ribeiro, o valor médio da compra por consumidor deve ser de R$ 70 e a maior parte deve optar por confecções e calçados. “Estamos lidando hoje com um consumidor bem-informado”, disse o vice-presidente.

O recuo nas vendas a prazo e o aumento da taxa de inadimplência foram os dois sintomas verificados pelo comércio logo no início da crise. A explicação para isso, segundo Ribeiro, é que o consumidor foi cauteloso: pagou as contas que considera prioritárias, deixou dinheiro no bolso para emergências e preferiu pagar a prestação de compras já feitas com o décimo terceiro salário.

“Por exemplo, até agosto, durante cinco meses, a taxa de inadimplência se manteve em -0,21%, a menor da série histórica iniciada em 1994. No mês de agosto foi de -0,14%, em setembro saltou para 0,21%. No último mês de outubro recuou para 0,15%”, destaca.

A Associação Comercial do Paraná recomenda que os empresários não repassem possíveis ajustes do dólar ao consumidor em uma só parcela. Ele acredita que o setor só vai sentir “de verdade” os efeitos da crise financeira internacional no início do ano que vem. “Ela vai demorar de 90 a 120 dias para chegar ao varejo” prevê o vice-presidente da entidade.