Criada Câmara para ajudar o governo

Brasília (ABr) – A Câmara de Desenvolvimento Econômico, instalada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terá como objetivo garantir “a máxima eficiência” das diversas ações executadas pelo governo federal para dar sustentabilidade ao crescimento da economia. A afirmação é do porta-voz da Presidência da República, André Singer, que relatou aos jornalistas detalhes da reunião e das orientações do presidente Lula aos 14 ministros que integram a Câmara. A CDE será presidida pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu.

“O governo quer que este crescimento, que resulta da combinação de três fatores – contas fiscais equilibradas, inflação sob controle e contas externas favoráveis – se sustente por um longo período e não seja apenas uma bolha”, afirmou Singer. Ele acrescentou que a Câmara será um instrumento permanente de avaliação e coordenação dos programas que sustentam o crescimento da economia brasileira.

Ontem, durante a instalação da Câmara, cada ministro fez uma exposição geral sobre as ações empreendidas por suas pastas. “Foi, por assim dizer, um pontapé inicial nos trabalhos da Câmara”, acrescentou o porta-voz. Na próxima reunião, que ainda não tem data marcada, o tema será a política industrial e terá exposição do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

André Singer informou que as reuniões da Câmara de Desenvolvimento Econômico devem ter periodicidade de 30 ou 45 dias. Na reunião, “o presidente Lula insistiu na manutenção de todos os programas que já estão em curso, que visam dar sustentação ao crescimento, mas não fez nenhuma recomendação especial em relação a um ou outro programa”, disse o porta-voz.

Voltar ao topo