Criação de APL mineral será discutida em Colombo

Será realizado amanhã, em Colombo, o seminário "Melhores práticas para formação de um APL de base mineral". O objetivo é mobilizar o setor mineral do Paraná, em especial as indústrias de cal e calcário, para as experiências de governo em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral, além de promover o aumento da competitividade no setor.

Como palestrante convidado, o coordenador do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior, adianta que o governo federal vem identificando os locais em todo País onde existem atividades do setor mineral para, em seguida, promover uma melhor estruturação de apoio. "Já identificamos mais de 800 municípios brasileiros que apresentam algum tipo de atividade mineral", explica.

Costa Júnior informa ainda que, após uma seleção, 72 municípios foram escolhidos, dos quais 29 apresentaram alto grau de desenvolvimento e avanço para a formação de APLs, sendo dois no Paraná. Uma delas está na Região Metropolitana de Curitiba, com a produção de calcário, e a outra na região de Castro, com a produção de talco.

O evento tem a parceria da Secretaria Estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Sindicato das Indústrias de Cal, Associação dos Produtores de Cal e de Calcário, Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras, Fiep/Iel e Mineropar.

Dificuldades

A informalidade é um dos maiores problemas encontrados no setor. A maior dificuldade está na busca de recursos. "O empresário não encontra crédito e o governo federal quer justamente reverter este quadro. Não há regularização da atividade mineira, não se cumpre a legislação ambiental e até mesmo a trabalhista", diz Nogueira.

Para ele, o micro e o pequeno empresários têm uma visão local de mercado e muitas vezes o seu vizinho é visto apenas como concorrente. "Acaba ocorrendo a chamada concorrência desleal, em vez da articulação e padronização de um produto para se vender como marca daquela região."

Serviço:

Seminário "Melhores práticas para a formação de um APL de base mineral".

Local: APPC – Associação Paranaense dos Produtores de Cal. Endereço: Rodovia da Uva, 1.360, Km 2,5 – Centro Comercial Albebaran Ljs., Roça Grande, Colombo, PR. Dia: 10 (sexta-feira), das 14h30 às 18h00. Informações: (41) 2521355 e-mail: sindicalpr@terra.com.br, com Ana Paula.

Voltar ao topo