Cresce o rombo do INSS

Brasília

– O secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer, anunciou ontem que o INSS teve um déficit de R$ 5,8 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano. Em termos reais (descontada a inflação), o resultado é 15,3% maior que o registrado no mesmo período de 2002.

Segundo ele, essa alta se deve principalmente à queda na arrecadação das contribuições dos empregadores do setor urbano ao INSS, que caiu R$ 1,57 bilhão, em valores reais, em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado. O secretário informou que a queda é causada também pela redução dos salários no País, já que o número de trabalhadores empregados do setor formal aumentou.

Reforma

A reforma da Previdência estará pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados em 10 de julho, segundo o presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, Roberto Brant (PFL-MG). Ex-ministro da Previdência Social, Brant disse hoje, após a participação no 15.º Fórum Nacional, que a mudança deve sair até o dia 6 da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde tramita, para a Comissão Especial da Reforma da Previdência. “Na minha, a reforma leva no máximo cinco semanas”, afirmou.

Voltar ao topo