Cresce o emprego formal no Paraná

O número de trabalhadores no Paraná que ingressaram no mercado de trabalho formal teve um aumento em março deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Curitiba, Roncador e São João do Ivaí são os municípios que mais se destacaram no Estado pelo número de colocações e atendimentos nas Agências do Trabalhador, que fazem a intermediação de mão-de-obra no Paraná. Juntos, somaram 1.656 dos 12.590 trabalhadores colocados no terceiro mês deste ano.

Este é um número 6,83% maior de colocados do que em março de 2003, quando entraram para o mercado de trabalho 9.926 trabalhadores paranaenses.

Relatório sobre emprego formal no Paraná, divulgado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP, indica ainda que 40.251 pessoas foram encaminhadas para preenchimento de vagas no Paraná em março passado, 23,34% a mais do que há 12 meses, quando foram encaminhados 31.316 trabalhadores. Só em Curitiba, foram 6.268 encaminhamentos e 2.587 novas ofertas de vagas. Foi o município com os maiores números.

“Nós temos a combinação de Curitiba ser a maior cidade do Estado e ter o atendimento ao cidadão oferecido em dez locais espalhados pela capital”, esclarece a supervisora-auxiliar da Agência do Trabalhador de Curitiba, Adriana Porto. “O relatório só nos dá boas expectativas. No ano passado, conseguimos números melhores que os de 2002. Este ano estamos caminhando para superar os de 2003”, comentou o secretário do Trabalho, padre Roque Zimmermann.

Outros municípios, como Cascavel e Foz do Iguaçu, também apresentaram um bom desempenho. Foz do Iguaçu mostrou eficiência de 76% no serviço da Agência do Trabalhador, onde foram ofertadas 400 novas vagas no mês de março e 307 trabalhadores foram colocados. “Existe, em todo o Estado, uma equipe por trás de resultados positivos como esses, trabalhando para oferecer a oportunidade de renda familiar a trabalhadores que buscam emprego”, destaca padre Roque.

Voltar ao topo