Crédito também estimula o setor turístico do País

O 14.º Salão Paranaense de Turismo vai acontecer nos dias 11 e 12 de abril, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. O evento traz oportunidades de novos negócios para os empresários do setor e mostra as tendências para a área. De acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Paraná (Abav-PR), o Paraná é o 5.º estado do País em geração de receita bruta, pessoal ocupado e salários pagos pelas atividades do turismo.

O setor de turismo vem crescendo no Brasil, impulsionado principalmente pelas facilidades de crédito para o consumidor, a redução da taxa de juros e, aliado a tudo isso, o crescimento salarial. Com o câmbio favorável os brasileiros têm procurado mais as viagens internacionais (o chamado turismo emissivo), desfavorecendo as viagens dentro do País (turismo receptivo).

No Paraná, a Abav vê alguns pontos positivos que fomentaram o setor nos últimos anos, como o Plano de Desenvolvimento do Turismo no Paraná e também o Conselho Municipal de Turismo de Curitiba, criado no ano passado. Mas na opinião de Antônio Azevedo, da Abav, ainda há muito o que ser feito. ?Algumas questões poderiam ser melhoradas no intuito de o Estado abrir-se mais para o turismo nacional e internacional, como por exemplo melhorias no Aeroporto Afonso Pena e a busca de soluções operacionais para que o estado seja uma escala dos navios de cruzeiros?, afirmou.

Voltar ao topo