Crédito fecha 2007 em 34,7% do PIB

As operações de crédito do sistema financeiro tiveram expansão de 2,5% em dezembro ante o mês de novembro, informou o Banco Central. Com essa variação, o estoque das operações aumentou de R$ 909,6 bilhões em novembro para R$ 932,3 bilhões em dezembro.

"A evolução do crédito em dezembro manteve a trajetória de crescimento observada ao longo de 2007, embora refletindo características sazonais relacionadas aos últimos meses do ano", observa a nota divulgada pelo Departamento Econômico do BC. O texto destaca que houve "intensificação da demanda" no segmento de crédito voltado às pessoas jurídicas.

Nas linhas voltadas às pessoas físicas, por sua vez, o BC notou desaceleração "relacionada à ampliação da liquidez propiciada pelo recebimento do 13º salário".

O montante das operações de crédito em dezembro equivalia a 34 7% do Produto Interno Bruto (PIB). O número é quatro pontos porcentuais superior ao observado em dezembro de 2006, quando estava em 30,7% do PIB. Em novembro de 2007, o porcentual equivalia a 34,2% do PIB.

Voltar ao topo