Crédito cresce e atinge 34% do PIB em outubro

As operações de crédito do sistema financeiro tiveram em outubro uma expansão de 2,7% ante o mês de setembro, informou o Departamento Econômico (Depec) do Banco Central (BC). Com a variação, o estoque dessas operações aumentou de R$ 857,342 bilhões para R$ 880,803 bilhões. Em setembro, a expansão havia sido de 1,4% na comparação com agosto.

"A evolução do crédito, constatada no crescimento tanto das operações referenciadas em recursos livres quanto em recursos direcionados, permanece consistente com o dinamismo da demanda interna, evidenciado pelo comportamento do consumo e dos investimentos", diz a nota divulgada há pouco pelo Depec.

O relatório destaca que "o aumento das transações mercantis relacionadas às vendas de fim de ano impulsionou a busca de recursos bancários por parte das empresas". Já no segmento das pessoas físicas, observa o texto, "as carteiras de empréstimos mantiveram trajetória de crescimento, destacando-se o incremento nas operações de crédito pessoal, conjugado à continuidade da procura por financiamentos para aquisição de veículos, com ênfase para as operações de leasing.

No acumulado de 12 meses até outubro, as operações de crédito do sistema financeiro têm crescimento de 26,3%. A participação do crédito no Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em outubro, na comparação com setembro, de 33,3% para 34%. Em outubro de 2006, a participação do crédito no PIB era de 29,8%.

Voltar ao topo