Otimismo

Coutinho crê em chances de avanço da indústria no País

O Brasil tem chances de fazer avançar a sua indústria, com mais tecnologia e competitividade. Os investimentos de petróleo e gás no País são um dos caminhos para desenvolver a cadeia produtiva brasileira, segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho. “O Brasil nesse momento enfrenta ameaças, mas também oportunidades muito relevantes. Tomemos o exemplo dos investimentos de petróleo e gás, que apresentam oportunidade de desenvolver a cadeia produtiva competitiva a partir do País”, afirmou Coutinho nesta segunda-feira, durante a abertura do XXIV Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

Coutinho citou ainda a cadeia de produção do etanol e a produção de bens duráveis, como a indústria automotiva, especialmente a fabricação de caminhões. De acordo com o presidente do BNDES, é preciso avançar nas indústrias já consolidadas no Brasil, mas também nas que estão por se estabelecer, como a de energias renováveis, farmacêutica de bioprodutos, aeronáutica e aeroespacial. “Não há por que amesquinhar a perspectiva brasileira e não pensar de forma ambiciosa.”

O executivo apontou a necessidade de investimentos contínuos para acompanhar o avanço da tecnologia e aumentar a competitividade. “A indústria de eletroeletrônicos e materiais elétricos, bens de consumo, indústria de engenharia e serviços, indústria de construções, elétricas, metais, plásticos, tudo isso pode parecer que são setores tradicionais. Nós estamos vivendo um momento de aceleração da mudança tecnológica, e todos os segmentos, inclusive nos setores onde aparentemente o ritmo da tecnologia é lento, serão afetados, por exemplo, pelo avanço da nanotecnologia.”