Corte no juro pelo Copom só em março

O Bradesco, maior banco privado do País, divulgou ontem que espera a retomada dos cortes de juros pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central apenas na reunião de março. A redução prevista é de 0,25 ponto percentual. Atualmente a taxa Selic está em 16,5% ao ano. Na próxima quarta-feira, o Copom divulga sua decisão sobre os juros. O Bradesco descarta a adoção de viés de baixa na próxima semana.

“A evolução do nível de atividade e a ausência de informações adicionais suficientes acerca da inflação fundamentam essa manutenção. Acreditamos que, à medida que se disponha de informações adicionais sobre a magnitude dos aumentos de preços no atacado e seus repasses para o varejo, o Banco Central deverá dar continuidade à trajetória de redução da taxa básica de juros”, diz o relatório.

A maioria dos bancos tem opinião semelhante e aposta em manutenção da Selic na quarta. Já fizeram essa previsão os bancos Alfa, Santos, Schahin e Unibanco.

IPCA

Hoje, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro. O mercado aguarda esse indicador para consolidar suas apostas para a decisão do Copom. O IPCA mede a inflação oficial do país e é usado pelo Banco Central para o acompanhamento das metas da inflação.

O Copom pode se valer desta informação para definir a nova taxa Selic.

O Banco Fibra espera uma alta de 0,8%. Já o Banco Alfa é mais otimista e projeta um IPCA de 0,75% em janeiro.

Voltar ao topo