Bancos

Correntistas reclamam de taxas bancárias

A cobrança da Tarifa de Renovação de Cadastro que vem sendo feita pelos bancos está causando descontentamento para parte dos correntistas. Desde o mês de maio, as instituições financeiras foram autorizadas pelo Banco Central (BC) a cobrar a tarifa pela segunda vez no ano.

O representante comercial Adail Ramalho dos Santos é um dos clientes que reclamam da cobrança da tarifa. Segundo ele, o Banco Itaú – que oficializou a fusão com o Unibanco, formando um dos maiores conglomerados financeiros do planeta – estaria cobrando R$ 39,00 pelo recadastramento de seus dados.

Inconformado com o comunicado do banco quanto à cobrança, Santos questiona a legalidade da tarifa. Para ele, o valor é indevido, pois afirma se limitar ao uso básico de sua conta corrente.

Na última semana, o Pro teste Associação de Consumidores – órgão de defesa do consumidor – criticou a posição do Banco Central do Brasil (BC) porque este não teria sido claro quanto à norma que regulamenta a cobrança da TC.

O Banco Itaú informou que a tarifa de renovação de cadastro é cobrada pelo serviço de atualização de dados cadastrais, que requer procedimentos internos e consultas a órgãos externos de proteção ao crédito e outros procedimentos operacionais.

A assessoria de imprensa do Itaú, no entanto, orienta os clientes a comparar as tarifas praticadas por todos os bancos no site da Federação Brasileira de Bancos www.febraban.org.br/star.

Já o Banco Central informou que a tarifa de cadastro foi regulamentada no final do ano de 2007, quando uma série de tarifas foram padronizadas. Segundo a assessoria de imprensa do BC, na dúvida, o cliente pode entrar em contato com a ouvidoria do Banco Central pelo telefone 0800-979-2345.

Voltar ao topo