Correios abrem licitação para contratar 818 agências franqueadas

Os Correios publicaram nesta quarta-feira (14) o edital de licitação para contratação de agências franqueadas que vão compor a sua rede de lojas terceirizadas. Serão licitadas 818 agências em todo o Brasil.

Segundo a vice-presidente de Rede e Relacionamento com os Clientes da ECT, Glória Guimarães, o edital foi construído após debates com a sociedade e representantes dos franqueados. “Ouvimos sugestões e fizemos ajustes no texto, tudo baseado no diálogo e na transparência, pois o objetivo maior é o fortalecimento do serviço postal do País”, explicou.

Podem concorrer pessoas jurídicas, com comprovada idoneidade econômico-financeira e regularidade fiscal. Os candidatos têm 45 dias, a partir de hoje, para apresentar as propostas. Após a aprovação, os selecionados terão prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato, para colocar as agências em operação.

Além de novos interessados, aqueles que já possuem permissão de funcionamento de franquia no antigo modelo (ACF) e desejam continuar com o negócio deverão também se submeter às regras do processo licitatório. A disputa será pela modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. Os novos contratos terão validade de 10 anos, renováveis uma única vez por igual período.

Os Correios esperam concluir o certame no primeiro semestre de 2012. A expectativa é que todas as agências licitadas no novo modelo (AGFs) estejam funcionando no primeiro semestre de 2013.

Atualmente, existem 1.372 pontos de franquias em funcionamento no País — 61 já no novo modelo (AGF), que terão as novas regras incorporadas aos seus contratos por aditamento, conforme prevê a legislação.

Investimento

Cada licitante pode disputar até duas agências, que deverão estar localizadas em microrregiões de interesse dos Correios. Para isso, o interessado deve comprovar que possui um imóvel (próprio ou alugado), com área entre 48 e 205 metros quadrados, para instalação da agência. O edital também exige investimentos mínimos do franqueado que deverão ser aplicados, por exemplo, na padronização de móveis e materiais, conforme o porte da agência. As unidades terão de um a seis guichês de atendimento.

As agências franqueadas poderão atuar no varejo e com serviços concorrenciais, como postagem de cartas, telegramas e encomendas, remessas internacionais, SEDEX e marketing direto (mala direta, entrega direta etc). A ECT mantém a exclusividade de firmar contratos com clientes. Os valores da remuneração de cada serviço prestado pelas franquias estão discriminados no edital. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna