Corredor do Porto de Paranaguá em manutenção

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) começou a manutenção do complexo Corredor de Exportação. Como acontece todos os anos, novembro, dezembro e janeiro que têm menor movimentação de granéis por ser período de entressafra são os meses escolhidos para a realização dos reparos e ajustes preventivos nos equipamentos portuários, responsáveis pela exportação de soja, farelo de soja e milho no Porto de Paranaguá.

De acordo com o diretor técnico da Appa, André Cansian, a manutenção dos três berços (pontos de atracação das embarcações no cais) do Corredor de Exportação obedece a um cronograma pré-estabelecido e que já foi informado aos usuários.

“Organizamos a manutenção dos berços um a um, sem prejudicar as operações portuárias”, explicou. O cronograma de manutenção da Appa também prevê manutenção preventiva de todas as correias transportadoras de uso comum entre os terminais privados.

O primeiro berço, o 212, já está em processo de manutenção desde 10 de novembro e ficará parado para reparos até quinta-feira (4) da semana que vem. Na sexta-feira (5), será a vez do berço 213 que pára até 4 de janeiro.

E entre os dias 5 e 30 de janeiro, o berço 214 passará por reparos. Mesmo com a paralisação de um dos três berços do complexo, a movimentação está normal, sem filas ou atrasos.

O cronograma de manutenção da Appa também prevê obras nos silos e moegas públicos. No entanto, por conta da grande quantidade de chuva durante novembro, o cronograma de manutenção destes locais ainda não foi definido. A previsão é que os reparos sejam realizados a partir de janeiro de 2009.

“O período de final de ano é escolhido justamente por ser um período de entressafra, quando a movimentação é menor e, desta maneira, não prejudica o funcionamento do porto. Nossa preocupação é garantir que as operações ocorram da maneira mais segura possível e atendam de forma eficiente à próxima safra, que começa em meados do mês de março”, disse Cansian.

Voltar ao topo