Correção: Utilização da capacidade industrial em outubro

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção. A CNI corrigiu a informação do último parágrafo. O nível de 81,4% da capacidade instalada de outubro é o menor desde fevereiro de 2010, e não desde janeiro como divulgado inicialmente pela Confederação. Segue o texto corrigido:

O Nível de Utilização da Capacidade Industrial (Nuci) de outubro ficou em 81,4%, nível muito próximo do verificado em setembro, quando registrou taxa de 81,7%. O dado, dessazonalizado, foi divulgado há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o faturamento real registrou alta de 1,4% em outubro, na comparação com setembro, já com ajuste, e de 6,1% em relação a outubro do ano passado.

Segundo a CNI, os indicadores industriais de outubro mostram um quadro que vem se repetindo desde o fim do segundo trimestre deste ano. “O faturamento real mantém uma trajetória de crescimento que se descola das demais variáveis de atividade industrial.”

A confederação destacou que o faturamento real das empresas apresentou o 5º mês consecutivo de crescimento a despeito da queda da atividade industrial. A instituição também revelou que o nível de 81,4% da capacidade instalada em outubro atingiu o menor patamar desde fevereiro de 2010.