Corning inaugura fábrica para telecomunicações

Vai ser inaugurada no próximo dia 3 de fevereiro uma nova unidade industrial da Corning Cable Systems em Suzano (SP), que produzirá materiais para planta externa de telecomunicações (tanto metálica quanto ótica) como blocos e módulos protetores, caixas de emendas (armários óticos, conectores, cordões óticos). Pela primeira vez no Brasil, será fabricado o splitter para central telefônica, que é totalmente importado. Aplicado em serviço de banda larga (ADSL), o splitter tem a função de separar a faixa de voz da faixa de dados. Para a inauguração, deverão estar presentes o presidente da Corning International, Clark Kinlin, o vice-presidente de Vendas e Marketing da Corning Cable Systems da América Latina, Steve Karaffa e o presidente da Corning do Brasil, Júlio Arelaro.

A Corning Cable Systems integra o Grupo Corning, com sede em Corning, Estado de Nova York. A Corning Incorporated desenvolve tecnologia de ponta para os mercados de maior crescimento na economia mundial. Produz fibra óptica, cabos e componentes fotônicos para a indústria das telecomunicações e displays de alta performance para as indústrias televisivas, de tecnologia da informação e para outras relacionadas ä comunicação. A corporação ainda faz uso de materiais avançados na manufatura de outros produtos para a comunidade científica e para as indústrias de semicondutores e de proteção ao meio ambiente. No Brasil, o grupo tem parque industrial em Suzano há 37 anos, onde produz cinescópios para televisores e mantém um centro de distribuição de blocos oftálmicos (lentes para óculos). No Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, uma unidade produz cabos ópticos, fruto de joint-venture com o grupo chileno Madeco.

Oportunidades

O diretor de negócios da Corning Cable Systems, Rudney C. Amirati, diz que a empresa está apostando, em 2003, em 3 segmentos do mercado de telecomunicações, oferecendo produtos para todos eles. Primeiro, no ADSL, que deverá ter um incremento expressivo em 2003. Em segundo, no mercado de manutenção das cerca de 40 milhões de linhas fixas instaladas. E, por último, nas fibras ópticas, com os investimentos, por parte das operadoras, em acessos corporativos ópticos.

O Grupo Corning existe há 152 anos e tem uma longa história de sucessos. A empresa é responsável por 3 grandes inovações na História da Humanidade. Quando era só produtora de vidros, fabricou o primeiro bulbo da lâmpada de Thomas Edison. Inventou também o cinescópio, primeiro como equipamento para radares e seguindo para cinescópio de televisão. O grupo inventou ainda a fibra óptica, capaz de transmitir dados. Outra inovação importante foi o Pirex, capaz de suportar altas temperaturas em uso doméstico. Para aplicação na indústria automobilística, passou a produzir o conversor catalítico, uma peça de cerâmica que vai no catalisador e reduz poluentes da atmosfera. Destaque-se ainda que todas as janelas de projetos espaciais, como Gemini e Apolo, foram feitas a partir de um vidro especial da Corning. Que produziu, ainda, a lente do telescópio Hubble e fornece materiais especiais para o Projeto Genoma.

Voltar ao topo