Copel vai disputar leilão da Aneel

A Copel comunica ao mercado, hoje, que tem interesse em participar do leilão das concessões para construção e operação de novas linhas de transmissão que vai ser realizado pela Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica, em setembro.

A empresa também está disposta a analisar e negociar propostas de investidores que queiram estabelecer consórcio ou parceria para a disputa. A Copel vai aguardar até o próximo dia 15 de julho para que os eventuais interessados se manifestem por escrito.

“Como princípio, todas as obras que visem a expansão das condições de atendimento do sistema elétrico despertam o interesse da Copel”, avalia o superintendente para a área de Transmissão, David Severino de Rezende. “Nosso desejo é consolidar e aumentar, se possível, a participação da companhia no conjunto das empresas que operam as linhas integrantes da rede básica de conexão elétrica.”

Leilão

A Aneel vai leiloar em 23 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo, a concessão para construção, operação e manutenção de 11 novos trechos de linhas de transmissão da chamada rede básica do sistema interligado, totalizando 1.787 km de extensão. Essas obras devem demandar investimentos de R$ 1,7 bilhão, valor orçado pela própria agência.

Os sistemas de transmissão de eletricidade são responsáveis pelo transporte de grandes blocos de energia a longas distâncias, desde as usinas geradoras até as imediações dos centros de consumo. A Copel mantém e opera um sistema próprio, que interliga todas as regiões do Paraná e é composto por 6.773 km de linhas e 124 subestações todas elas automatizadas e comandadas à distância a partir de centros de operação localizados nos principais centros consumidores do Estado. Aliás, a Copel foi a primeira empresa elétrica no país a atingir o índice de 100% em subestações de transmissão automatizadas, tendo desenvolvido suas próprias soluções tecnológicas na área.

Voltar ao topo