Copel recebe prêmio de responsabilidade social

A Copel está recebendo pela segunda vez o selo Casem de Responsabilidade Social, premiação conferida anualmente pelo Conselho de Ação Social e Empresarial da Associação Comercial do Paraná. O selo é uma forma de reconhecimento a empresas com atuação no Estado que mantêm programas e ações de cidadania em benefício de toda a comunidade onde se inserem: consumidores, clientes, empregados, fornecedores, parceiros, autoridades, poderes públicos, meio ambiente e população em geral.

Identificando as empresas socialmente responsáveis, a Associação Comercial pretende sensibilizar um número cada vez maior de outros agentes para a importância estratégica – até como posicionamento diante do mercado – dos trabalhos e projetos que tenham por objetivo promover a cidadania e a inclusão social.

Os programas que levaram a Copel a conquistar de novo o selo Casem foram o Eletricidadania, iniciativa de âmbito interno que visa estimular os empregados à participação voluntária em projetos de cunho social, e o Iluminando Gerações, projeto direcionado ao público infantil que concilia diversão e informação: a base é a encenação de uma peça de teatro que na realidade é uma aula interativa, repleta de conceitos e exemplos de cidadania e boas práticas sociais.

As atividades da empresa-cidadã Copel são coordenadas, gerenciadas e orientadas pela diretoria de Gestão Corporativa. Sua maior missão é traduzir em atos concretos o princípio da responsabilidade social, apontado como um dos valores essenciais a serem seguidos pela corporação e consagrado na sua missão como empresa.

“A Copel tem diversas boas razões para pautar os seus atos e ações pelos princípios da responsabilidade social”, explica Gilberto Griebeler, diretor de Gestão Corporativa. “Além de ser prestadora de um serviço que é básico e essencial ao bem-estar da população e à movimentação de toda a economia, a Copel tem compromissos por ser a maior empresa do Estado, por compartilhar do dia-a-dia de praticamente toda a população, por estar fisicamente presente em todo o território estadual, por extrair da natureza seu principal produto e, acima de tudo, por ser um patrimônio que pertence ao povo do Paraná.”

Voluntariado

Há três anos, empregados da Copel em Cascavel, região oeste, estavam empenhados em motivar os colegas para que participassem voluntariamente de projetos comunitários com fins sociais. A fórmula encontrada fez tanto sucesso que acabou se transformando em programa corporativo: a Copel disponibiliza até 4 horas ao mês do horário de expediente do empregado para a prestação voluntária de trabalhos sociais à sua escolha desde que ele dedique à mesma finalidade no mínimo outras 4 horas do seu tempo livre.

Este é o espírito do programa batizado de Eletricidadania, que já contabiliza a adesão de 10% dos empregados da Copel (ou quase 600 pessoas) e um total de horas cedidas ao trabalho voluntário que passa das 18 mil horas.

Além de mobilizar voluntários para colaborar em diversos projetos importantes, a Copel notou que a iniciativa gerou um ambiente de trabalho melhor. “A consciência de exercer um papel ativo dentro de uma sociedade que luta para reduzir desigualdades melhora a pessoa, e pessoas melhores trabalham melhor”, interpreta Gilberto Griebeler.

Voltar ao topo