Copel oferece internet para clientes residenciais

A Copel Telecomunicações vai atuar no mercado de varejo, oferecendo a clientes residenciais conexão à internet por fibra óptica. A empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ofertar o serviço na última terça (26). Assim, o cidadão que quiser ter em casa acesso a internet por uma conexão por banda larga, mais confiável e em altíssima velocidade, poderá contratar os serviços da estatal paranaense.

Os serviços de redes e circuitos especializados que a Copel Telecomunicações vem prestando, desde 1998, para grandes corporações e outras empresas (todos pessoas jurídicas) estarão ao alcance da população dentro de mais alguns meses. “Essa autorização consolida nossa posição no nível mais alto da cadeia de valores dessa atividade no setor elétrico”, avalia Humberto Sanches Netto, superintendente da Copel Telecomunicações, uma das subsidiárias integrais da estatal de energia. “Com ela, passamos a ter em perspectiva um mercado muito mais amplo”.

Central

A Anatel concedeu à Copel Telecomunicações quatro meses de prazo para que lhe seja apresentado um projeto de instalação. Nele deverão estar detalhadas providências como a implantação de uma central de atendimento aos clientes e o plano de expansão da sua rede de fibras ópticas para a interligação dos usuários.

Segundo Sanches Netto, até lá estarão definidos os pacotes de serviços de comunicação que a Copel oferecerá ao mercado. “Uma das idéias é a Internet Vip”, adianta. Trata-se de uma porta de acesso de alta confiabilidade à rede mundial de computadores, que usa um cabo de fibras ópticas ligado diretamente ao microcomputador do usuário, permitindo conexões a uma velocidade de 2 Mbps.

“Isso é 35 vezes a velocidade de uma conexão feita por linha discada, a mais popular forma de conexão à internet”, compara o diretor. “Para quem precisa baixar da rede arquivos pesados como vídeos ou gráficos animados, a diferença de velocidade é tudo”.

Voltar ao topo