Copel já habilita equipe para operar termelétrica

A usina termelétrica a gás natural de Araucária, em fase final de construção na Região Metropolitana de Curitiba, será a primeira do gênero no Brasil a entrar em funcionamento já com todos os seus operadores devidamente habilitados perante o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Os engenheiros e técnicos da Copel Geração, empresa contratada para operar e fazer a manutenção da nova usina, receberam a habilitação ontem, após dois anos de intensivo treinamento.

Isso significa que a equipe provou possuir todo o conhecimento teórico e prático necessário para que a termelétrica funcione, de maneira confiável, integrada e em harmonia com o sistema elétrico interligado brasileiro. A usina está em fase de testes pré-operacionais, com previsão de entrada em operação no final de agosto.

O maior desafio enfrentado na preparação da equipe foi o ineditismo da iniciativa, já que a operação de usinas a gás é um fato relativamente novo no setor elétrico e poucos são os especialistas na área.

“Conseguimos formar um grupo do mais alto gabarito, capaz de controlar e solucionar qualquer tipo de problema decorrente da operação da central”, diz o engenheiro Raul Munhoz Neto, gerente da termelétrica.

A termelétrica a gás de Araucária é resultado da parceria da El Paso Energy (que detém participação de 60%), Copel (com 20%) e Gaspetro (também com 20%). Nela estão sendo investidos cerca de US$ 300 milhões e sua potência instalada, de 480 megawatts, será suficiente para atender ao consumo industrial de toda a Região Metropolitana de Curitiba.

Voltar ao topo