Copel ainda é a marca mais lembrada

A revista Amanhã e o Instituto Bonilha divulgaram ontem a nova pesquisa Top of Mind, que sonda as marcas e produtos mais lembrados no Paraná. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) continua, desde o ano passado, liderando o ranking de empresas mais citadas pelos entrevistados. Em seguida vem a montadora Renault e a extinta Telepar (hoje Brasil Telecom Filial Paraná). A novidade dessa edição foi a pesquisa do Top Baby que investigou as marcas preferidas de mamães de crianças de zero a 4 anos.

Seguindo parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado, e tomando como base estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa Top of Mind usou o método quantitativo, através de questionários com questões abertas. Foram ouvidas mil pessoas, maiores de 18 anos, em 22 municípios do Paraná considerados grandes centros consumidores. Já para a pesquisa do Top Baby foram realizadas trezentas entrevistas, das quais participaram mães até 45 anos. Todo o levantamento foi feito entre os dias 12 e 18 de agosto, sendo que a margem de erro é de 2,8%.

Para o diretor-geral do Instituto Bonilha, Rogério Bonilha a marca sempre tem grande poder de decisão na hora da compra, mas algumas empresas começam a despertar para a concorrência, e para se manter no mercado procuram atender as exigências dos consumidores. As empresas também estão se voltando para segmentos específicos, que acabam se tornando novos nichos. Bonilha cita a pesquisa Top Baby como um desses exemplos, pois hoje as crianças de zero a 4 anos são 16 milhões no Brasil, e 2,2 milhões no Sul do País. “Hoje os Pais tem uma preocupação com a qualidade de vida dos filhos, e supõe-se que as marcas conhecidas tem qualidade, e por isso acabam sendo a mais consumidas”, revelou.

Voltar ao topo