Demanda

Copa do Mundo abrirá várias oportunidades de emprego

Vários setores buscam mão-de-obra temporária para atender à demanda do público previsto para a Copa do Mundo de futebol. Um dos que mais oferece oportunidades é o de bares e restaurantes.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, o movimento nas empresas pode subir até 30%, já que os jogos serão à tarde.

“O horário é novo e sabemos que muita gente procurará os bares para ver os jogos no intervalo do trabalho, por exemplo. Para suprir o aumento na demanda, acreditamos que os estabelecimentos farão de 10 a 15% de contratações para não sobrecarregar os funcionários mais antigos”, garante.

Além do investimento em material humano, os bares também aqueceram o mercado com a compra de televisões, aparelhos de som e armarinhos para confeccionar decoração.

Contudo, para Fábio, agora é o momento de investir na qualificação de funcionários. “Nossa mão-de-obra é deficitária. Por isso ofereceremos cursos gratuitos através de convênio com as empresas que já querem se preparar para a Copa de 2014”, afirma.

Outro setor que busca mão-de-obra e tem dificuldades é o de produção de bandeiras. Gilceu Girardi, dono da loja de bandeiras Símbolo, diz que não consegue encontrar costureiras.

“Ofereço vagas há meses e percebo que é difícil encontrar uma costureira com experiência. Por isso, estou treinando meus novos funcionários”, revela. Como a procura por bandeiras aumenta muito nesse período, principalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, Gilceu também procura pessoas para atendimento.

Shoppings

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Shopping Centers de Curitiba, Érico Morbis, não há expectativa de um volume alto de contratações nos grandes centros.

“O aumento de vendas é em setores muito específicos para a Copa do Mundo. Por isso não acreditamos que haja contratação de mais mão-de-obra nos shoppings para esse período”, relata.

De acordo com ele, os shoppings estão em fase de adaptação aos jogos de futebol. “Sabemos que haverá investimento em telões para transmissão dos jogos e outras promoções, mas não em contratações”, afirma.

Se você tiver dúvidas ou sugestões pode entrar em contato através do e-mail emprego@oestadodoparana.com.br.