Copa 2014 coloca Curitiba na mira dos investidores

Ter um prazo para concluir obras de infraestrutura pode ser extremamente vantajoso para Curitiba, mesmo antes do início da Copa do Mundo. Esse direcionamento foi dado pelo Instituto Brasileiro de Negócios Públicos (iB2G) durante o seminário Brazil-South Africa Business Forum -, realizado ontem, na capital.

Tal garantia somada ao período favorável da economia brasileira e a natural exposição das cidades-sedes, segundo o iB2G, constituem-se na conjunção ideal para atrair investimentos estrangeiros.

“E não me refiro apenas a investimentos pontuais, empresários internacionais já projetam ações de longo prazo, entre 30 e 35 anos, para a cidade”, revelou o presidente do iB2G, Luiz Gustavo Fraxino, que ministrou a palestra O mercado brasileiro de compras governamentais – infraestrutura.

Ele contou que muitos investidores que só tinham em mente localidades da região Nordeste, quando o assunto era Brasil, passaram a ter contato e muito interesse pela a capital paranaense. “Precisamos saber transformar isso em um modelo atraente para os investidores estrangeiros, um caminho é trabalhar com as parcerias público-privadas”.

Diante desse quadro, ele aponta dois pontos primordiais de infraestrutura no conjunto de prioridades da cidade para a otimização desse bom momento: ampliação da rede hoteleira e a expansão do Aeroporto Afonso Pena.

“A vinda da missão empresarial da África coincidiu com um congresso no campo da Medicina, isso quase nos impediu de hospedar toda a delegação, de aproximadamente 40 pessoas, no mesmo hotel. Isso não pode ser negligenciado”, orienta.

Com relação à parceria com a África para a prospecção das oportunidades viabilizadas pela Copa, Fraxino, apoia integralmente. “Há muitas semelhanças entre a África do Sul e o Brasil. Soma-se a isso a experiência aplicada na realização de uma copa”, observa. Ainda dentro da agenda do grupo africano, hoje será assinado em São Paulo, um acordo bilateral pelos ministros da Indústria e Comércio dos dois países.