Coordenadoria especial para cuidar do Mercosul

Inserir o Paraná na promoção das políticas nacionais que impulsionam o Mercosul está entre as prioridades da Coordenadoria Internacional e Mercosul, da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. O secretário Luis Mussi, ao apresentar o coordenador, o advogado Santiago Gallo, explicou que ele vem de Brasília, é um técnico com 13 anos de experiência no trabalho em integração regional e assessorou o governador Roberto Requião durante seu mandato como senador e presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

A coordenadoria está formatando dez programas básicos para o setor e a cada 15 dias disponibilizará informações sobre comércio exterior do Paraná e do Brasil. Entre as atribuições da coordenadoria estão a cooperação técnica com instituições internacionais, integração do Mercosul aos países do Pacto Andino (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela), integração do Estado com as províncias argentinas e paraguaias com as quais faz fronteira, promoção de oportunidades de negócios, cooperação industrial e transferência de tecnologia e de formas associativas de produção, promoção, coordenação e acompanhamento de missões empresariais de outros países para atrair investimentos, apoio na participação de empresários paranaenses em feiras, encontros e seminários.

A coordenadoria transforma o Paraná em agente da política nacional de fortalecimento do bloco. Tal posição foi reforçada esta semana quando o presidente Luiz Inácio da Silva recebeu em Brasília o presidente argentino Eduardo Duhalde e decidiram compartilhar programas de combate à fome e a pobreza e desenvolver estudos para a criação de uma moeda comum.

Voltar ao topo