Contribuintes têm só mais 5 dias para declarar o IRPF 2008

Faltando cinco dias para o fim do prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano base 2007), a Receita Federal recebeu apenas 13,8 milhões declarações (até as 9h do dia 24/4).

A expectativa é de que até a próxima quarta-feira, 30 de abril, 24,5 milhões de contribuintes prestem suas contas ao governo. As declarações estão sendo entregues desde o dia 3 de março. Está obrigado a declarar quem em 2007 teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28.

Para o presidente do Sescap-PR (Sindicato as Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Mário Elmir Berti, esta será uma semana de muito trabalho para os escritórios de contabilidade, que normalmente dobram ou triplicam o fluxo de trabalho em função da declaração. Ele alerta para que não deixem para declarar na última hora, pois poderão encontrar dificuldades no preenchimento e não ter tempo hábil para procurar auxílio de um profissional. Ou, ainda, encontrar dificuldade para transmitir os dados à Receita Federal, já que nos últimos dias, contribuintes de todo o Brasil acessam o mesmo endereço eletrônico. ?Quem não declarar no prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido?, lembra Berti.

A Receita lembra que a entrega pela internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br, poderá ser feita até as 20h do dia 30 de abril. Quem optar pela entrega em disquete ou formulário deve fazê-lo no horário de funcionamento das agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Voltar ao topo