Contribuinte já pode verificar se está na malha fina

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) este ano já pode consultar se está ou não na malha fina. Para isso, basta acessar o e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Segundo os dados divulgados ontem, 8,1 milhões de pessoas já prestaram conta ao Leão em 2011.

“A princípio todas as declarações já estão processadas. No máximo, dois ou três dias depois da entrega o contribuinte já pode saber se há alguma pendência na declaração”, afirmou a coordenadora-geral de atendimento e educação fiscal, Maria Helena Cardozo. Ela destacou que o serviço ajuda o contribuinte a corrigir, por meio de uma declaração retificadora, as pendências apontadas pelo Fisco. Isso ajuda a liberar mais cedo a restituição do IR, quando for o caso, ou evitar que o contribuinte pague juros no caso de ter imposto devido.

O prazo para a primeira cota ou cota única do IR vence em 29 de abril, último dia de entrega das declarações de 2011, ano-base 2010. Se o imposto apurado pelo contribuinte na declaração estiver errado, ele terá de pagar o valor da diferença corrigido após esta data. Segundo Maria Helena, os principais erros na declaração são omissão de rendimento, quando existe mais de uma fonte de renda, omissão de rendimento de dependentes e deduções de gastos não permitidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo