Contabilistas fizeram mais de 14 mil declarações de isento no PR

Em ação social desencadeada simultaneamente em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel, em pontos de grande circulação da população, os contabilistas fizeram gratuitamente mais de 14 mil declarações de isento, no último dia 25, para pessoas que ainda não haviam cumprido a obrigação. Em Curitiba, a operação foi coordenada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em parceria com os sindicatos de contabilidade e com a Brasil Telecom, que cedeu um veículo equipado com cinco computadores e ADSL. Iniciada no ano passado, em Maringá, pelo Sindicato dos Contabilistas local, Sincontábil, a campanha, segundo o presidente do CRCPR, Nelson Zafra, deverá ter continuidade nos próximos anos, já que muitas pessoas precisam fazer a declaração para que não percam seu CPF. A apresentação da Declaração Anual de Isento (DAI) é obrigatória para todos os brasileiros inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), residentes no Brasil ou no exterior, que receberam, no ano-base de 2002, rendimentos tributáveis cuja soma foi inferior ou igual a R$ 12.696,00. Quem não apresentá-la, até 28 de novembro, corre riscos de não poder abrir contas ou poupanças em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual prêmio de loteria, entre as principais complicações. Uma última alternativa será regularizar a situação, no período de dezembro a julho, mediante o pagamento de uma taxa. A omissão coloca o CPF do declarante como “pendente de regularização”, no primeiro ano, e cancelamento, no segundo.

Sebrae/PR e entidades contábeis lançam o programa “Contabilizando o Sucesso” Os contabilistas, que já trabalham diretamente ligados às empresas, estão sendo convidados pelo Sebrae a aderir ao programa “Contabilizando o Sucesso”, cujo objetivo é fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas e, principalmente, impedir a mortalidade delas. A parceria com as entidades contábeis foi assinada dia 27, no plenário do CRCPR. Para o presidente do Conselho, Nelson Zafra, é decisivo que os contabilistas passem a fazer o papel de multiplicadores de informações de interesse dos empreendedores. Segundo o diretor financeiro do Sebrae/PR, Adílio Milanez, “a parceria inédita já tem um diferencial. Temos o mesmo cliente. Sebrae e contabilistas trabalham com o mesmo público, que muitas vezes aposta tudo num pequeno negócio. Fortalecendo esses negócios, estamos favorecendo a longevidade das empresas. Fazendo isso, estamos preservando nossos clientes. Todos saem ganhando”. O programa nacional, desenvolvido em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, terá início em 2004. O objetivo é oferecer às empresas de pequeno porte, por meio de uma rede de profissionais qualificados, um sistema eficiente de assessoramento na gestão de finanças. O “Contabilizando o Sucesso” vai acontecer em dois momentos: primeiro com a capacitação dos contadores em gestão de negócios, para que estejam preparados para a assessoria às micro e pequenas empresas, depois com a organização de grupos associativos. A meta é capacitar os mais de 300 mil contabilistas do país.

Zafra e Pietrobon assumem cadeiras na academia de Ciências Contábeis

Em solenidade, dia 27, no auditório do CRCPR, o presidente do Conselho, Nelson Zafra, e o presidente do Sescap/PR, Valdir Pietrobon tomaram posse, na Academia de Ciências Contábeis do Paraná. Zafra, homenageando como patrono seu ex-professor Orivaldo João Busarello, ocupou a cadeira oito, que pertencia a Roberval Carvalho. Pietrobon sentou na cadeira 37 e escolheu como patrono o ex-acadêmico Elias Siqueira Saliba.

Voltar ao topo