O consumo de gás natural total no primeiro trimestre do ano totalizou 61,5 milhões de metros cúbicos/dia, crescimento de 3,3% em relação ao igual período de 2018, quando a demanda foi de 59,5 milhões de metros cúbicos/dia. Os dados são de levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas de Gás Distribuído (Abegás) feito com concessionárias em todas as regiões do País.

continua após a publicidade

Na indústria, segmento de maior consumo entre todos, com 28,4 milhões de metros cúbicos/dia, a elevação no primeiro trimestre foi de 3,3% na comparação anual. Também registraram crescimento no período os consumos dos segmentos comercial (12%) e automotivo (8%).

continua após a publicidade

“Os números são positivos, mas podem evoluir ainda mais. O gás natural pode ser a energia de base para o crescimento econômico. É preciso que o País adote as medidas corretas que resolvam de fato o principal problema do setor – a falta de diversidade de ofertantes de gás”, afirmou, em nota, o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

continua após a publicidade

Em março, o número de clientes que consomem gás natural chegou a 3,5 milhões, número de medidores nas indústrias, comércios e residências e outros pontos de consumo.

Em março, o consumo industrial apresentou retração de 6,6% em relação ao mês anterior. Já o consumo residencial teve alta de 28,7% na mesma base de comparação. O segmento comercial também subiu 4,5% em março ante fevereiro. Já o consumo na geração elétrica teve retração de 31,7%, com menor demanda a partir do desligamento de algumas térmicas.