Consumo de energia no País cresce 4% em novembro

O consumo nacional de energia elétrica atingiu a marca de 35,3 mil gigawatts-hora (GWh) em novembro, alta de 4% com relação ao mesmo período do ano anterior. A informação consta da Resenha Mensal de Energia Elétrica, divulgada hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o consumo de energia cresceu 8,1%.

Segundo a EPE, a maior alta em novembro foi registrada pela classe industrial, com aumento de 6,2% na comparação com novembro de 2009. Os técnicos da EPE, porém, dizem que a taxa sofreu influência da baixa base de comparação no ano passado, o último mês com taxa negativa de crescimento do consumo industrial.

Já as classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País, em comparação com o quente mês de novembro de 2009. O segmento residencial registrou alta de 3,9% no mês passado. No Rio de Janeiro, que sofreu muito com o calor no ano passado, o consumo de energia pelas residências caiu 7,2%.

No caso do segmento comercial, o consumo de energia cresceu apenas 1%, em média, no País. Também nesse caso, houve forte queda no Rio de Janeiro, de 6,8%. A resenha da EPE destaca o crescimento do consumo residencial da região Nordeste, que apresenta alta acumulada de 12,3% entre janeiro e novembro. Segundo o documento, uma das razões é a migração de consumidores contemplados pelo programa Luz para Todos para faixas mais altas de consumo.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.