Consumo de energia elétrica no País aumentou 5% em 2003

Rio – O consumo de energia elétrica no País cresceu 5% nos primeiros sete meses do ano em comparação ao mesmo período de 2002, segundo o boletim mensal produzido pelo Comitê Coordenador do Planejamento da Expansão dos Sistemas Elétricos (CCPE) da Eletrobrás, divulgado ontem. O melhor desempenho foi verificado no setor residencial, com crescimento de 7,5%. O setor industrial teve aumento tímido no período, com apenas 2% acima dos sete primeiros meses de 2002.

O grupo de técnicos que elabora o estudo mensal da Eletrobrás, atribuiu o fraco desempenho do setor industrial à retração nas atividades principalmente nos segmentos voltados para a demanda interna, como a áreas de derivados de petróleo, alimentos, cimento e têxteis. Esta queda no ritmo deste segmento já havia sido detectada por pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apenas se confirmou na análise de consumo de energia elétrica.

No mês de julho, o setor industrial teve crescimento de consumo de apenas 0,9% sobre julho do ano passado. No acumulado de 12 meses, o crescimento é de 6,8%. Se considerado somente o mês de julho, a alta do consumo de energia no Brasil, somando todos os setores, foi de 3,2% sobre o mesmo período em 2002. Em 12 meses, o crescimento acumulado é de 9,6%.

Um dos grandes destaques do boletim foi que o consumo médio por consumidor residencial, que vinha se mantendo praticamente estável desde março, aumentou em 8,4% na comparação com julho do ano passado. No mês de julho, o consumo total no setor residencial cresceu em 4,1% no Brasil sobre o mesmo mês de 2002. No acumulado de 12 meses, o aumento do consumo foi de 11,7%.

Já o setor comercial registrou crescimento de consumo de energia de 6,3% em julho sobre o mesmo mês em 2002. Nos primeiros sete meses do ano, o setor comercial teve aumento de 7 1% no consumo e no acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 11,4%.

Programa leva energia para zona rural

São Paulo

(AG) – A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, anunciou ontem a criação de um programa que vai levar energia elétrica a 2,5 milhões de domícílios na zona rural. A expectativa é que 90% dos atendidos tenham renda familiar inferior a três salários mínimos. De acordo com a ministra, 80% dos beneficiados estão em bolsões de pobreza nas regiões Norte e Nordeste. O programa, que terá um investimento total de R$7 bilhões até 2008, será lançado oficialmente dia 20 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Isso equivale ao nosso Fome Zero”, disse a ministra.

Voltar ao topo